“O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato"
Machado 2000

Você não pode deixar de visitar ...

100anos de conjuntos habitacionais no Rio

sábado, 26 de julho de 2014

Como ensinar escala de um mapa nas aulas de Geografia

Fazer  alunos entenderem e calcularem escala de um mapa nas aulas de Geografia não é uma  tarefa fácil para os professores do ensino fundamental e médio. Exige que os alunos compreendam e  dominem alguns conceitos espaciais e  de lógica matemática.  Quando em um mapa a escala apresentada é de 1: 100 000 significa que a realidade ou o todo ( no caso o número 1 antes dos dois pontos) foi "encolhido"  ou reduzido cem mil vezes para ser representado no papel. Escala é a relação( expressa por uma fração) entre o tamanho real (1)  e o numero de vezes que foi reduzido. Uma boa maneira de demonstrar tudo isso  na prática é desenvolvendo  auma atividade pedagógica  como   a da confecção da planta da sala de aula ou do pátio da escola. 


ntre no link a seguir e veja uma aula na prática com todo seu passo a passo  http://salacristinageo.blogspot.com.br/2014/07/construindo-planta-da-sala-de-aula-na.html

Após esta atividade prática o professor poderá então  trabalhar com  mapas  de variadas escalas onde o  aluno calculá ora o espaço real ora a escala no mapa. Poderá ser trabalhada também nesta etapa o que vem a ser uma planta, carta e mapa  representações cartográficas classificadas em razão de serem  grande, média ou pequena escala respectivamente. 

 Plantas  São representações cartográficas  em grande  escala , em geral até mil vezes. No exemplo abaixo a escala usada foi de 1: 50

Cartas São representações cartográficas com escala em geral entre mil e um milhão de vezes. São muito utilizadas para rotas marítimas e aéreas ou mostrar espaço de uma cidade.
No exemplo acima a cidade de Brasília está representada numa carta com uma escala gráfica onde cada 2 cm é igual a 2 Km. Fazendo a conversão temos   1;100 000


São considerados mapas as representações cartograficas com escala a partir de 1  milhão de vezes de redução da realidade.
O mapa do  Brasil abaixo apresenta uma escala gráfica onde 1cm =300 Km . Fazendo a conversão de quilometro para centímetros temos : 1cm = 30 000000 cm ou seja a escala é de 1 por trinta milhões.